sábado, 24 de julho de 2010

São Cristóvão meu bom amigo...

Faz tempo São Cristóvão que não temos nossa conversa assim ao pé do ouvido. Temo que hoje ela será mais pública que as demais. Mas acho que nós ao longe desses quase 30 manos de companheirismo, já temos intimidade para nos entender e compreender.
Sei que o Senhor sabe o que guarda cada coração, em especial desse povo a quem eu considero, amigos, vizinhos, família, conhecidos, colegas....Sabe meu bom companheiro, do sentimento de sobresalto, angústia e saudade que cada um desses corações guarda. Tento imaginar os seu fins de semana meu bom santo, quantas súplicas aflitas de mães e pais deve receber a cada minuto, pedindo proteção e amparo, a filhos, maridos, esposas, familiares que tem que se entregar a vida e ao destino nesses chãos que vós sois o protetor.
Meu amigo, o Senhor que é o protetor dos viajantes, dos passageiros, dos produtores. O Senhor que é, por carregar em seus ombros, em travessias de caminhos delibinosos o menino Jesus , o símbolo de todos que cruzam caminhos - como anda difícil seu trabalho não.
Venho acompanhando meu bom companheiro seu esforço vão pelas estradas desse mundo de Deus. E cada dia fico mais sobressaltada ao ter que entrar no carro e encarar nossas estradas. Já aprendi e já vi o suficiente, e não de maneira fácil não, que não há vacina, remédio e nem medicação rápida para as perdas trágicas que nosso trânsito provoca. A saudade não tem dado que contemporize, e a ausência não se diminui pela dor do próximo, por estatísiticas ou por palavras de conforto.
Os últimos anos meu amigo, foram tão difíceis. Acho que o Senhor acompanha nós meros mortais aqui em baixo pedindo sua proteção e providência. Compreendo São Cristóvão que deve ser bem complicado sua tarefa. Lutar em vão contra motoristas inadimplentes, com pressa e muitas vezes alterados. Com um povo estressado, apressado. Com um trânsito vorraz...Ano pós ano, nós continuamos erguendo nossas mãos em prece, pedindo sua proteção, sua benção. Ainda lembro de uma cantinga que se cantava quando eu ia na procissão da Benção de São Cristóvão que dizia. “São Cristóvão não deixes de olhar, pelo irmão da estrada. Pois numa família, num lugar qualquer, esperam por ele filhos e mulher...acho que era assim, ou parecido com isso.
Nessas semanas que é o Seu dia meu AMIGO, PROTEJA E INTERCEDA POR NÓS. Merecedores ou não, proteja os viajantes, os motoristas,os produtores...Caregue-nos em seus ombros se possivel, ou carregue nossos medos e saudades...Lembrarei a todos para te ajudarem no sue trabalho, dirijindo com mais calma, sendo mais prudente, tendo mais responsabilidade, pensando em quem nos espera.
Boas festas e Feliz Dia meu amigo.

Nenhum comentário: