sábado, 24 de julho de 2010

Rios

Adoro ouvir e tentar imaginar a cena daquele trecho da música da cantora Ana Carolina “Já aprendi a olhar o rio por onde a vida passa, sem me precipitar e nem perder a hora”. Acho de uma poesia única e que em tão poucas palavras nos fala tanto.
Nesse tempo onde todos estão com pressa e sem tempo....ou pelo menos a grande maioria. È um corre corre atrás da máquina, do dinheiro, do tempo perdido. São rostos cansados, já um tanto sem coragem e nem vontade de ter calma....aliás, sem tempo nem de apreciar a calma.
Estamos muitas vezes nos esquecendo de parar e analisar o rumo das coisas, das pessoas, do mundo. Poucas pessoas se questionando o certo e o errado. Poucas vozes se levantando para falar o que acham certo e errado. E isso é sério e preocupante.
O futuro de nossos Municípios, regiões ou países são feitos de nós. As pessoas sem tempo. Se as pessoas que estão trabalhando, empreendendo. Se as mães, os pais, os trabalhadores, os professores, os agricultores não tem mais tempo para nada, de quem é a responsabilidade do pensar no nosso mundo, de promover as discussões mais pertinentes...Claro que é a responsabilidade é de todos, e acredito que todos desempenhamos de nosso modo, na medida de nossas forças, o que podemos. Mas daí me pergunto, e o que fazem as pessoas que sempre tem tempo sobrando?
Muitas vezes ficamos nos envolvendo em discussões ou argumentações que giram em torno de fatos pequenos e sem relevância. E isso em cidades pequenas como as que vivemos é mais claro ainda. Não que não exista em utras partes do mundo, claro que existe e em todas aliás...mas é ai que está o problema, se é que é um problema. Como já disse Marther Luter King “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”. Por que os bons estão se calando....
E nesse tempo maluco, chega semana e vai semana, passa mês e começa mês e cá estamos nós, voltando a nossa ciranda da vida. Começa plantio, termina plantio. Inicia-se e termina projetos, e não sei se vocês perceberam, mas estamos em maio. Maio de 2010. Quase metade do ano. E como está a sua vida?
Será que ainda estamos nos lembrando dos nossos projetos para o ano. Das mudanças, das coisas que iríamos fazer melhor...
Quero hoje parabenizar a todos os trabalhadores do nosso país. È de vocês o mérito da palavra “Desenvolvimento”. É daquelas que trabalham, lutam, seja em suas mesas, seja na terra, na frente de um computador ou atrás de uma direção. O crescimento e desenvolvimento de um país é daqueles que dão o seu suor, acreditam em projetos, em sonhos, em idéias. São daqueles que se levantam ou que não dormem por acreditarem que é trabalhando que se consegue as coisas e as mudanças que todos almejamos.
Seja qual for sua profissão ou sua função, o Dia do Trabalhador é seu. Pois numa sociedade aonde são oferecidas ás pessoas formas ás vezes tão mais fáceis de se adquirir riquezas materiais e poder, ainda é do trabalhador anônimo, o fardo do anonimato dos noticiários e das nossas conversas diárias.
Que todos nós aprendamos a olhar o rio por onde a vida passa, sem se precipitar e nem perder a hora.....Votos de ótimo feriado.
Com carinho
Marcela Muttoni Tietze

Nenhum comentário: